Sobre

O 5ª Seminário Nacional de Incentivo à Inovação, uma propriedade e iniciativa do INSTITUTO VALOR, será realizado conjuntamente com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, através de uma ação em parceria com as Faculdades de Engenharia, CCBS(Centro de Ciências Biológicas e da Saúde), FCI (Faculdade de Computação e Informática), CCSA (Centro de Ciências Sociais e Aplicadas), FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) e Direito.

O objetivo principal a ser atingido com esta iniciativa será reforçar a Cultura da Inovação, colocando o tema no topo da agenda das organizações, governo e universidades. Para isso pretendemos Mobilizar, Sensibilizar e Envolver empresários, executivos e investidores, para formar alianças estratégicas para o investimento em Inovação, em parceria com o Instituto Valor e o Mackenzie, em projetos para criação de novos produtos e solução de problemas.

O público alvo, serão empresários, executivos (CEO, CMO, CFO, CIO, CKO, etc.), investidores, agências de fomento, institutos de pesquisa, profissionais da área de P&D, alunos e professores.

O seminário também tem como foco deixar claro para as empresas que elas têm muito a ganhar ao se aproximarem dos startups quando o assunto é inovação. Podemos ilustrar o caso do MIT em que mais de 900 empresas são criadas por alunos da instituição todos os anos. Ao todo, mais de 26 mil novos negócios surgiram pela iniciativa de quem estudou por lá. Muitos dos quais, nem chegaram a concluir seus cursos. O ambiente da universidade Mackenzie é muito propício para isso.

Para tal teremos painéis de capacitação sobre como montar um startup, esclarecimento sobre o que é Investidor Anjo, Venture capital, Private Equity, como montar um negócio, e demais formas de fomento à Inovação. A aproximação entre empresas de grande porte e companhias novatas, Startups, é muito importante em áreas como o setor de energia e de sustentabilidade em que a inovação custa muito caro.

Será também apresentado para o público presente as áreas com grande potencial de retorno, como Grafeno e Nanotecnologia, como também atentar para a necessidade de criação de processos que promovam segurança jurídica para os investidores quanto a propriedade intelectual.

Também fará parte do 5º Seminário abordar a necessidade de um alinhamento entre a “tríplice hélice”: Governo + Academia + Setor Produtivo. Aos alunos do Mackenzie haverá uma abordagem específica na Semana de Preparação Pedagógica, de forma a engajar as unidades, com inclusão de um programa de “call for paper”, através da apresentação de trabalhos de alunos e professores.

Finalmente, caberá a este Seminário e Semana da Inovação esclarecer dúvidas sobre as mudanças na Lei de Incentivo a Inovação e Lei da Informática, elaboração de projetos para apresentação ao MCTI, BNDES e outros órgãos de fomento.


REALIZAÇÃO


Fundado em 2001, o INSTITUTO VALOR é uma organização que promove capacitação profissional de empreendedores, executivos, empresários e gestores públicos para a gestão da Inovação. Contando com uma equipe sênior, trabalhando com foco no resultado e ações que resultam na evolução dos negócios dos nossos clientes, conquistamos a confiança das maiores empresas do mercado brasileiro. Trabalhamos com as organizações para criar soluções que tragam resultados não apenas para os ambientes corporativos, mas para as pessoas.


Mantemos alianças e parcerias estratégicas com organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais, que são referência no mundo. Conduzimos nossas operações com base no crescimento sustentável, contando com núcleos próprios de geração de conhecimento, pesquisa e inovação, conectando nossos clientes às principais tendências e necessidades do mercado.


CO-REALIZAÇÃO


Uma das mais tradicionais instituições de ensino do país, a Universidade Presbiteriana Mackenzie oferece mais de 30 cursos de graduação nas mais diversas áreas do conhecimento. O Mackenzie é altamente conceituado, com nota máxima pelo MEC e classificado como a Melhor Universidade não pública do Estado de São Paulo, segundo o Ranking Universitário Folha de São Paulo 2012.

Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie oferecem cursos de Mestrado (Acadêmico ou Profissional), Doutorado e supervisão de Pós-Doutorado, além de modalidades especiais realizadas em parcerias com outras Instituições de Ensino, Mestrado e Doutorado Interinstitucionais (MINTER, DINTER), Mestrado e Doutorado por Associação e matrículas cruzadas.



Jorge Martins Muzy


Fundador e Presidente do Grupo Muzy, foi Piloto da Força Aérea Brasileira pela AFA – Academia da Força Aérea. Fez engenharia elétrica na UFRJ, especialista em Gestão de Negócios em Tecnologia da Informação pela FGV, capacitado pelo Programa de Desenvolvimento de Conselheiros da Fundação Dom Cabral, e especialista em Leis de Incentivos à Cultura, Esporte, Educação e Inovação.

Foi gerente corporativo Foi gerente corporativo de marketing, vendas, planejamento e novos negócios no Grupo Amil, Diretor de Système Tec da Ticket Restaurante, CEO do Grupo Hospitalar do Rio de Janeiro, CEO do Grupo Marambaia Capital, COO do IBMEC Business School e Consultor Internacional da UNESCO. Atualmente é Presidente da iShare, startup de compartilhamento de aviões, helicópteros, iates e imóveis de alto padrão, Presidente do Conselho de Administração do INSTITUTO VALOR, e idealizador do Seminário Nacional de Incentivo à Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento.





Prof. Dr. Ing. Benedito
Guimarães Aguiar Neto


Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1982), doutorado em Engenharia Elétrica pela Technische Universität Berlin, Alemanha (1987) e pós-doutorado pela University of Washington, EUA (2008).

Atualmente é Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, atuando nas áreas de Telecomunicações e Processamento de Sinais. É ainda Presidente do Conselho Fiscal do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e Presidente da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas, Vice-Presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e Diretor Acadêmico da Associação Brasileira de Educação em Engenharia.

Em janeiro de 2013 foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pelo Gondon College, USA; em junho de 2013 com o título de Professor Emérito da Universidade Federal de Campina Grande, Departamento de Engenharia Elétrica e ainda com o título de cidadão Campinense outorgado pela Câmara Municipal de Campina Grande, Estado da Paraíba.